"O que sabe o meu corpo da Fotografia?"

"...eu não estava seguro de que a Fotografia existisse, de que ela dispussesse de um génio próprio.
Ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente. Tecnicamente, a Fotografia está na encruzilhada de dois processos absolutamente distintos: um, de ordem química, a acção da luz sobre certas substâncias; o outro, de ordem física, a formação da imagem através de um dispositivo óptico. Só tinha à minha disposição duas experiências: a do sujeito olhado e a do sujeito que olha.
Pode acontecer que eu seja olhado sem o saber e disso não posso ainda falar. Mas muitas vezes (demasiadas, quanto a mim), fui fotografado com conhecimento. Ora, a partir do momento em que me sinto olhado pela objectiva, tudo muda: preparo-me para a pose, fabrico instantaneamente um outro corpo, metamorfoseio-me antecipadamente em imagem...sinto que a Fotografia cria o meu corpo. Na angústia de uma filiação incerta: uma imagem (a minha imagem) vai nascer; irei ser parido como um indivíduo antipático ou como um "tipo fixe"? Eu não sei como agir do meu interior sobre o meu aspecto.
Gostaria que existisse uma História dos Olhares. Porque a Fotografia é o aparecimento de eu próprio como outro, uma dissociação artificiosa da consciência de identidade.
A Foto-retrato é um campo de forças fechado. Aí se cruzam, se confrontam e se deformam quatro imaginários. Perante a objectiva, eu sou simultaneamente aquele que eu julgo ser, aquele que eu gostaria que os outros julgassem que eu fosse, aquele que o fotógrafo julga que sou e aquele de quem ele se serve para exibir a sua arte. Por outras palavras trata-se de uma acção bizarra: não paro de me imitar a mim próprio."

Roland Barthes

1 comment:

  1. "Ao nível imaginário, a Fotografia representa esse momento deveras subtil em que, a bem dizer, não sou nem um sujeito nem um objecto, mas essencialmente um sujeito que sente que se transforma em objecto: vivo então uma micro-experiência da morte, torno-me verdadeiramente espectro."

    "O fotografo tem de lutar imenso para que a fotografia não seja a Morte."

    "Mas assim que me descubro no produto desta operação, aquilo que vejo é que me tornei Todo-Imagem, ou seja, a Morte em pessoa."

    "No fundo, o que eu vejo na fotografia que me tiram é a Morte."

    Roland Barthes, em "A câmara Clara"

    É um livro que sem duvida vale a pena ler ^_^

    Ass.: Mini Milk ****

    ReplyDelete